Sensoriamento remoto em tempos de pandemia

Mar, 2020 

Filipe Vieira Fernandes

O sensoriamento remoto pode ser definido como a obtenção e interpretação de dados à distância. Mais atemporal do que nunca, um dos primeiros trabalhos de sensoriamento remoto que se tem notícia data de 1894, quando não existiam imagens, radares e sensores como temos hoje. Londres foi atingida por uma epidemia de cólera, quando ainda nem se conhecia está doença. O médico John Snow teve então a ideia de espacializar os casos em um mapa, até que conseguiu relacionar os casos com o abastecimento de água.

Quase 100 anos depois, em 1985, a NASA através do programa “Global Monitoringand Human Health” estimulou vários estudos utilizando o sensoriamento remoto para identificar prováveis focos da malária e as áreas de maior risco para transmissão.

Hoje, ano de 2020, vivemos uma pandemia mundial do novo corona vírus, agora com diversas ferramentas, o sensoriamento remoto e as políticas públicas municipais nunca foram tão importantes.

woman-wearing-face-mask-shop-looking-her-phone_23-2148480492

União e Estados devem fazer sua parte, porém é nas cidades que tudo acontece, o conhecimento e gestão municipal, associados à precisão do sensoriamento remoto, permitem aos gestores ação mais ágil e assertiva na luta contra o novo coronavírus.

Se não pode ajudar diretamente no combate à doença, os dados espacializados ajudam a entender os padrões e a dinâmica do espalhamento do vírus, e assim tentar atenuar a propagação dele. Por exemplo, é possível estudar fluxos de pessoas (estão utilizando dados de localização dos celulares para saber se as novas regras de isolamento social estão sendo respeitadas), distribuição de insumos (para onde enviar EPI) e planejar ações estruturais (como hospitais de campanha, barreiras e estratégias de mobilidade).

Os drones também estão sendo utilizados nesta luta, em especial nas atividades de monitoramento.Várias cidades na China estão detectando com drones quem teima em desrespeitar a quarentena, pessoas indo em locais fechados ou não usando máscara em locais públicos. Isso também é sensoriamento remoto.

Sensoriamento remoto não é ciência por si só, mas é uma ferramenta poderosíssima para se fazer ciência em diversas áreas, como as políticas públicas

FICOU INTERESSADO?

Entre em contato conosco pelo e-mail contato@engeoq.com ou acesse nossas redes sociais.

CNPJ 36.288.326/0001-03

ENGEOQ PLANEJANDO CIDADES LTDA

ENGEOQ © 2020  – Todos os direitos reservados.

Design by @thaynadcastro